Série Documental Amazônia

Série Documental Além das Lentes, Episódio I: Amazônia

Quando iniciamos a transformação não imaginávamos que o primeiro episódio seria na Amazônia. Amazônia foi um sonho que descobrimos que tínhamos no inconsciente, descobrimos da sua existência quando chegamos lá. Tudo foi tão diferente, tudo foi tão novo, tudo foi tão intenso. A ideia de passar dias sem energia, sem água potável, dormir em redes e ficar sem comunicação estava ganhando forma e vida, muita vida. No final das contas o que achamos que seriam as maiores dificuldades foram os melhores presentes. Conseguimos nos desconectar para nos conectar, olho no olho. Tomar banho era a parte mais divertida do dia, sempre uma aventura. A gente podia sentir os pés gelados do fundo da água, mas o calor em cima. A gente pulou do alto do barco, afundamos canoas, nadamos com botos, tomamos banho com um pôr do sol incrível ao mesmo tempo que chovia. Coisas que só a Amazônia pode explicar.  Íamos dormir cedo, para acordar mais cedo ainda, nem sempre dava certo. 


Conhecemos uma cultura muito diferente da nossa, cultura em que o amor que prevalece. Ali afundei em um igarapé com a minha câmera, mas passar algumas horas sozinha me fez perceber que era uma preocupação que eu deveria ter somente quando fosse voltar para minha cidade, eu precisava aproveitar aquele momento, eu precisava absorver todo aquele amor para poder amar. No outro dia Deus me abençoou e a minha câmera ligou novamente. Sou alérgica a mosquito e fui para a Amazônia: meu pé infeccionou, me deu febre, baixou a pressão, mas segui firme até o final. 


Quando retornei para Florianópolis fiquei internada por causa da infecção e o que eu só conseguia fazer era chorar. Eu sentia que não tinha feito o meu melhor trabalho, eu sentia que tudo tinha mudado. Eu não queria mais viver na cultura em que um não ama o outro, em que o dinheiro prevalece. O que eu poderia fazer para mudar tudo isso? Foi então que resolvi passar todo o amor que eu tinha sentido na, então sofrida, edição. Aqui está um pedaço do meu coração e o resultado da nossa aventura: