21/12/2022 às 01:59

Além das Lentes na Feira de Ideias, São Paulo - SP.

24
3min de leitura

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2022, o Além das Lentes participou da 6º edição da Feira de Ideias, em São Paulo. A Feira tem idealização do Conectas - Direitos Humanos e realização do Sesc 24 de Maio, com objetivo de intensificar os propósitos do Dia Internacional dos Direitos Humanos, reunindo pessoas e iniciativas que atuam diretamente com o tema. Após as transformações dos últimos anos, marcados pelo cenário da pandemia de covid-19, a Feira de Ideias retomou suas atividades com o desejo de realizar um encontro criativo, e foram selecionados 19 projetos entre as categorias de artes visuais, audiovisual, fotografia, iniciativas sociais ou comunitárias e jornalismo - em diferentes temas: migração, direitos das mulheres, combate ao trabalho análogo ao escravo, sistema prisional e combate ao racismo.

Arquivo Além das Lentes: Fotografia de Ângela Reck.

O Além das Lentes participou na categoria "Mesa Expositiva": apresentou-se como projeto sociocultural atuante em diversas regiões brasileiras, voltado principalmente para espaços como favelas, comunidades indígenas e centros socioeducativos. Esse ambiente de troca da Feira de Ideias foi desenvolvido pelo projeto através de fotografias impressas de diversas regiões que atuamos entre 2017 à 2022. Além das fotografias impressas, das quais não comercializamos, apresentamos alguns produtos que estamos desenvolvendo na nossa marca, a Vista Livre. Quem apresentou o Além das Lentes foi a idealizadora Ângela Reck e a colaboradora Mariana Brazil.

Sobre a Vista Livre: Estamos convidando artistas para criar artes com base nas nossas fotografias e transformando as mesmas em produtos, como canecas, camisetas, cartões postais e ecobags. Todo dinheiro revertido é transformado para as ações do Além das Lentes, principalmente para as oficinas gratuitas de fotografia e cinema nos espaços de vulnerabilidade social.

Imagem de Divulgação do Conectas - Direitos Humanos.

Agradecemos a cada pessoa que compareceu em nossa mesa e conversou com o Além das Lentes. Foi uma honra ser um dos projetos selecionados em meio a tantas inscrições, e um prazer inenarrável conhecer outras iniciativas que atuam com direitos humanos e em diversas áreas, por isso, conheça eles também:

Categoria: Mesa Expositiva

  • Além das Lentes. Proponente: Ângela Reck.
  • Carrinho Fantástico. Proponente: Rivaldo Candido.
  • Atados e Direitos Humanos. Proponente: Karina Mendes.
  • Tendas da Cidadania: migração, diversidade e cultura de paz. Proponente: Fernanda Paniguel Teixeira.
  • Sertãoperifa – Cultura Popular Periférica nas margens. Proponente: Magno de Oliveira Duarte.
  • LIBERDADES – A experiência de abrir e construir caminhos através da arte, cultura e escuta com mulheres sobreviventes do cárcere. Proponente: Iara Caldeira do Amaral.
  • Emerge Potências da Economia Criativa. Proponente: Ítalo de Souza Rufino.
  • Revista Casa Comum: um projeto de comunicação multiplataforma em defesa dos direitos humanos e socioambientais. Proponente: Talita Guimarães.
  • Políticas públicas e proteção de direitos humanos: direito de quem para quem? Proponente: Thaynah Gutierrez Gomes.
  • De Olho na Maré. Proponente: Camila Barros Moraes.
  • Defendendo a Liberdade de Expressão: Empoderamento Legal para comunicadoras, artistas e jornalistas. Proponente: Jade dos Santos Alves.
  • Plataforma HUB da Norte. Proponente: Osmar Araujo.

Categoria: Sala de exibição audiovisual

  • Mancha de Café. Proponente: Luiz Franco.
  • Lado a Lado. Proponente: Gleison Mota dos Santos.
  • Preta Política. Proponente: Poka Nascimento.
  • Mães Livres. Proponente: João Paulo Brito.
  • Jovem Líder do Futuro – Meu Voto Decide. Proponente: Milena Geovana dos Santos Silva.

Categoria: Totem

  • O Dito Popular. Proponente: Rodrigo Batista Ferreira da Silva.
  • Dança Apocalíptica. Proponente: Zilmarc Gonçalves Paulino de Sousa Filho.

Sobre a Conectas: A Conectas Direitos Humanos é uma organização não governamental brasileira, apartidária e independente, e que há 20 anos trabalha para promover, efetivar e ampliar os direitos humanos a partir de um olhar do Sul Global. Está presente no Congresso Nacional, no Judiciário e no Sistema Internacional de Direitos Humanos com uma visão técnica e pautada no diálogo construtivo, trabalhando para proteger e ampliar os direitos de todos e todas, especialmente das populações mais vulneráveis - propondo soluções e impedindo retrocessos com denúncias à violações.

Arquivo Além das Lentes: Fotografia de Ângela Reck.

Texto por Além das Lentes, com revisão de Matheus Levi e Gabriel Freitas.


21 Dez 2022

Além das Lentes na Feira de Ideias, São Paulo - SP.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

conectas direitos humanos direitos humanos feira de ideias projeto sociocultural sesc

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp