Muito Além das Lentes!
Além das Lentes é um projeto cultural e itinerante que ensina fotografia e cinema através de oficinas e atividades integrativas para jovens em espaços com vulnerabilidade sociocultural pelo Brasil, principalmente em favelas, comunidades indígenas, centros socioeducativos para menores, refugiados e escolas públicas. Ensinamos através da metodologia ativa que denominamos Cada comunidade trabalhamos atividades conforme suas necessidades, mas todas atividades em torno do nosso Caderno Criativo, além de uma ferramenta de aprendizado, é um estímulo para os alunos criarem um álbum de fotografia caseiro, mas com escrita e desenho também. Os alunos precisam desenvolver os porquês e entender sua história, para então registrá-la. Dentro de cada oficina, desenvolvemos atividades relacionadas à cultura, educação, sustentabilidade, cidadania e empreendedorismo - é basicamente um diário de estudos. Cada página é uma nova experiência.
O projeto busca um ciclo sustentável: pensar, agir e assumir a responsabilidade pelas gerações atuais e futuras. Não queremos criar um projeto em cada espaço, mas unir forças com projetos que já estão atuando lá dentro para que o trabalho seja contínuo após a nossa saída - plantar sementes. Sempre atuamos em parceria com outros projetos e sempre os educadores das iniciativas participam das oficinas também, mas como alunos. A ideia é que eles possam usar a metodologia para continuar as oficinas, ou até mesmo criar novos métodos diferenciados para outros tipos de conteúdos que a iniciativa já trabalha.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Nossas principais atividades são as Oficinas de Fotografia e Cinema para jovens de 11 à 70 anos, o Cineclube com encontros para assistir e refletir sobre temas abordados nos audiovisuais exibidos, acompanhados de palestras e aberto para comunidade, e a Série Documental Além das Lentes: cada estado que passamos com o projeto, produzimos e disponibilizamos no YouTube audiovisuais em que as pessoas contam suas histórias - você pode acompanhar sobre essas experiências no Frangmentos. Muita história ainda será escrita e a cada dia reescrevendo a nossa.
Episódio I: Amazonas, 2017.
NOSSO TIME
Quer apoiar o projeto? Clica aqui.