23/12/2019 às 16:26

Favela Vertical - Rio de Janeiro

388
2min de leitura

Fui de São Paulo para o Rio de Janeiro de Buser, que é um app de ônibus mais em conta. Cheguei no Rio com as duas mochilas, muita força e dedicação para aguentar o calor. Para chegar do bairro Glória até na Gardênia Azul peguei um metrô e outro ônibus - dentro do ônibus eu ganhei de um desconhecido um cartão de passe que serve tanto para ônibus quanto para metrô. Na favela fui recepcionada pelo Rafael - idealizador do Favela Vertical. Conheci ele em São Paulo em uma imersão da Ambev e vim parar aqui à convite para participar do Natal Coletivo que ele estava organizando. Após descansar, embarquei na missão com ele de ir buscar a doação de mil livros que eles haviam ganhado para presentear as crianças locais. 

O Favela Vertical é um coletivo que visa democratizar acesso à cultura, educação e arte para os moradores da Gardênia Azul, favela na zona oeste do Rio de Janeiro. Gardênia Azul é sub-dividida por Favelão, Chico City e Marcão, favelas que sobrevivem com comércios internos intensos, alimentação com preços mais em conta e que contabiliza a média de 90 mil habitantes. O Natal Coletivo foi a primeira ação grande do projeto e a ideia não surgiu por eles acharem que a favela é carente, mas ali encontraram uma oportunidade de movimentar com atividades culturais o cenário que eles vivem. 

Como o nome já diz, Natal Coletivo, foi uma ação em grupo - desde doadores não participativos até voluntários que estiveram engajados para fazer acontecer o evento. O evento contou com brinquedos infláveis, contação de histórias, pinturas com tintas e lápis coloridos, oficina de dança, alimentação com cachorro-quente, pipoca e brownie, e encerrou com o "Papai Noel Carioca" presenteando as crianças, jovens e adultos com livros. Só para reforçar: quando juntamos nossas forças nós somamos e não diminuímos - mais uma iniciativa como prova disso! 

O nosso papel como projeto foi de registrar a ação e proporcionar uma oficina de fotografia para os jovens que estariam por lá - oficina sem hora para começar e nem para terminar. É incrível perceber que quando realizo essas saídas fotográficas as minhas fotografias são complementadas pelas dos jovens, que muitas vezes nunca haviam encostado em uma câmera. Nas fotos abaixo, alguém arrisca dizer quais são as minhas e quais são dos alunos?

Fotos dos alunos Ezequiel e Vitor:

23 Dez 2019

Favela Vertical - Rio de Janeiro

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp