14/02/2020 às 16:05

Tenho uma vida de viajante, e agora o trabalho?

241
4min de leitura

Há muitos tabus para quem optou pela vida de viajante, principalmente no quesito trabalho. Como projeto, sinto a dificuldade de conseguir ações, porque muitos pensam no futuro e projetos à longo prazo - perdendo assim a oportunidade de viver uma experiência diferente, pensando apenas no capitalismo. O que muitos custam entender é que temos uma rotina, mesmo sem rotina. Precisamos nos planejar e muitas vezes dependemos das situações para continuar. 

Como idealizadora, realizadora, mantenedora e todas as outras mil coisas que como empreendedora eu preciso ser, utilizo de recursos digitais para otimizar e para tentar andar em uma linha tênue. São eles:

WhatsApp - clichê, porém útil e uso de uma forma diferente. Além de ter criado um grupo para compartilhar as iniciativas do projeto, tenho um grupo pessoal em que tem apenas uma pessoa: eu. Nesse grupo eu utilizo para enviar links do YouTube que quero assistir mais tarde, textos que quero ler, tarefas que eu preciso fazer - como se fosse a minha agenda, eu tenho a obrigação de olhar todo final do dia para saber as minhas prioridades. O aplicativo Trello também serve para isso, principalmente para compartilhar com a equipe - maravilhoso para organizar tarefas.

PipPay - arrisco em dizer que é um pouco similar com o Nubank em algumas características, principalmente no fato de não ter honorários/anuidade, mas diferente do Nubank ele não é um banco digital, é uma carteira eletrônica para pagamentos e transferências. PicPay não tem cartão de débito, mas consigo sacar em um caixa 24 horas com um QR Code que o próprio aplicativo disponibiliza - essa é uma vantagem por segurança, mas desvantagem porque fica muito dependente da internet e do celular. Ele disponibiliza o PicPay Card, que é um cartão de crédito do próprio aplicativo, com bandeira MasterCard. No aplicativo consigo pagar boletos e ainda com a função "cashback" - eles disponibilizam uma porcentagem de desconto conforme o dia, e são descontos consideráveis. De conta PicPay para Picpay não tem custo de transferência e entra na hora, e de PicPay para banco alguns não tem custo e nunca tive problema, entrou em média trinta minutos depois. 

Eu estou fazendo a contabilidade do projeto, então já sabemos um dos motivos dele não ser auto sustentável, né?! Como estou fazendo mil coisas, deixo uma das coisas mais importantes dele de lado e nisso o aplicativo Qipu vêm me ajudando - é muito bom para organizar finanças - ele é um aplicativo gratuito de uma empresa de contabilidade que presta serviços online. Não é necessário ter um CNPJ, mas para melhor experiência no aplicativo é bom ter e cadastrar. Nele você pode encontrar suas receitas, despesas, contatos, relatórios, obrigações, receber a consultoria, emitir NFSe e um chat com o seu cliente. Claro que há uma versão paga em que você pode emitir CND e receber a consultoria e assessoria da contabilidade, mas o básico de controle você pode fazer sem pagar. 

Canva - ótimo para editar fotos, infográficos, apresentações e todo material de design que a imaginação permitir criar! Eu utilizava Photoshop para criar materiais do projeto, o que me levava muito tempo, coisa que com o Canva me permite otimizar isso e ainda têm artes prontas que é possível criar a partir delas. Quando eu filmo com o celular e quero usar esse no story muitas vezes preciso usar o Inshot - é ótimo para montagem de vídeos e fotos para postar nas redes sociais, como também reduz um pouco do tamanho do arquivo, possibilitando compartilhar sem que fique distorcido. Outra opção de edição - que eu mais amo, inclusive - é o VSCO, ele tem uns presets incríveis e a função de alinhar a imagem, às vezes na correria da rotina a composição acaba passando batida e o aplicativo salva vidas. Falando em redes sociais, eu utilizo o Reports + para controlar o engajamento, ele dá estatísticas interessantes. Não utilizo aplicativos para programar posts nas redes sociais e nem para ganhar novos seguidores, não abro mão da forma orgânica das coisas.

Premiere e Lightroom: são as duas ferramentas que utilizo do pacote Adobe. Preciso deles devido à minha câmera e a minha exigência de qualidade nos meus materiais - uns que vão para as redes sociais, outros para jornais de comunicação e vídeos que disponibilizo no canal dou YouTube do projeto, compartilhando a nossa cultura brasileira - como tudo deve ser. Além desses, utilizo para alimentar o meu site, criei ele pela Alboom, no Prosite consigo eu mesma compartilhar meus conteúdos e organizar tudo mais. Dentro da plataforma foi investido em outro diferencial: o CRM. Com o CRM eu consigo controlar as minhas vendas, agenda, gerar boletos, encaminhar e-mails, capitalizar com os contatos e com vendas mais precisas. Optei por todas essas vantagens, como também por ser um provedor especializado para fotógrafos, então consigo me inserir no meio.

Faço tudo que uma empresa faz, mas a diferença é que faço de qualquer lugar e que tenho empecilhos diferentes. Preciso lidar com a internet que não funciona na Amazônia, com a quantidade de pessoas no hostel querendo socializar, com os prazos determinados por ter uma jornada quádrupla: pessoal, projeto, freelancer e funcionária de hostel pelo meu pouso. Molezinha! Quase surto às vezes? Sim, com toda certeza, mas quando sinto que estou passando dos meus limites tiro um tempo a mais para o meu pessoal e aproveito a cidade que estou - essa é a maior vantagem de ser um viajante, um stress em cada lugar do Brasil. Usei o aplicativo Qipu muito além do que apenas a minha forma de organização, mostrei aqui que prestadores de serviços também podem aderir à novas práticas, além do escritório.

14 Fev 2020

Tenho uma vida de viajante, e agora o trabalho?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp