14/02/2020 às 18:37

11 iniciativas que precisam ser compartilhadas!

274
5min de leitura

Durante os meus estudos para o projeto e com as viagens, fui aprendendo muito sobre o que vêm acontecendo na nossa cultura brasileira e conhecendo pessoas com ideias incríveis para ajudar o próximo - ditos como empreendedores sociais, pessoas que tiraram do papel ideias a partir de suas realidades. 

1 - Brasil é o quarto maior gerador de lixo plástico do mundo e pensando nisso, lá no oeste de Santa Catarina, idealizaram a Box.Be EcoembalagensBox.Be é uma gráfica que produz copos e canudos com papel biodegradável que decompõem-se depois de 180 dias em contato com a terra. É 100% natural. Outro produto incrível que está no catálogo é o papel semente, esse papel pode ser plantado e além de decompor rápido ele irá ajudar no crescimento de uma plantinha.

2 - G10 Favelas é um grupo de líderes comunitários e empreendedores de impacto social engajados para transformar as favelas como grandes polos de negócios. G10 é fruto de uma pesquisa de dados sobre os dez maiores PIB's das favelas do Brasil. Atualmente as favelas movimentam um capital bilionário e ainda assim não são bem vistas pela sociedade, faltam oportunidades. Se grandes potências como Paraisópolis, que movimentam R$ 706 milhões, tivessem o mínimo de atenção, fluxos como deslocamento para trabalhar no centro diminuiria, qualidade de vida aumentaria, educação teria mais resultado - falando em direitos mínimos. O potencial coletivo e conectivo através de soluções de impacto e através do incentivo à inovação tecnológica empreendedora tornam-se pilares importantes de desenvolvimento de muitas áreas, por que não nas favelas? Conhecemos essa iniciativa em 2019, quando aconteceu o primeiro evento em Paraisópolis e levamos nossas alunas para fotografar junto.

3 - Cruzando Histórias é uma ONG que promove conexões humanas no mercado de trabalho. Uma das atividades é o projeto EscutAção: oferecem uma escuta empática e orientação de carreira em formato de rodas de conversa, conduzindo diálogos amigáveis, utilizando técnicas de comunicação-não-violenta e finalizando com intervenções artisticas do Design de Conversas. Além do "EscutAção", eles produziram um documentário sobre a história de uma venezuelana que foi realocada de trabalho após chegar como refugiada no Brasil, está muito emocionante e dá um pouco de esperança sobre como vemos as grandes e novas corporações. Organizaram também a "Semana da Carreira", que contou com várias palestras e workshops sobre como encontrar o emprego ideal para cada personalidade. O mais incrível disso tudo é que fornecem seus conteúdos de forma gratuita para as pessoas, sendo que sobrevivem basicamente de doações - é a prova de que ajudar o próximo é muito mais do que doar o que está sobrando, e sim o que tem!

4 - Empreende Aí é uma escola de negócios da periferia para a periferia, oportunizando cursos e facilitações para esses empreendedores - já capacitaram mais de 600 pessoas e auxiliaram para que mais de 300 negócios estivessem ativos nas periferias através de uma metodologia que desenvolveram: autoconhecimento, modelo de produto viável e gestão de negócios, ajudando assim na nossa economia. Contando também com uma rede no WhatsApp em que compartilham sempre eventos voltados para geração de renda e empreendedorismo. 

5 - Itsnoon é um aplicativo para todos os tipos de celulares em que uma boa ideia vale dinheiro. No aplicativo você pode criar a sua própria chamada: chamada é uma pergunta, você irá receber ideias e pagar por elas com girassóis - cada girassol equivale a R$ 1,00 - como também você pode responder as chamadas e receber por isso. É um aplicativo que está iniciando ainda e que merece todo reconhecimento pela sua boa iniciativa. 

6 - Moeda Verde é um aplicativo que incentiva boas práticas e foi criado no oeste de Santa Catarina, em Chapecó. As boas práticas são: mobilidade urbana, descarte correto, doações, consumo consciente, assistir vídeos que estão na plataforma e participar de eventos. Cada boa prática equivale a algumas moedas verdes e essas são convertidas em produtos de lojas parceiras. O que é ruim do aplicativo é que é somente em Chapecó, então vamos compartilhar para que ele se espalhe pelo Brasil todo? 

7 - Ong Autonomia é atuante em Florianópolis e ajudam pessoas com TEA, espectro autista - o trabalho é focado em ações e princípios inclusivos de acolhimento à diversidade. Conhecemos na prática as atividades da ong depois que eles participaram do nosso workshop de fotografia, em que os pais, alunos e realizadores da ong participaram - mostrando a importância do envolvimento de todos. Entre as ações de arte, água, e dança, uma das práticas que acompanhei foi na Oficina da Terra: toda segunda-feira os alunos recebem oficinas de como plantar e cultivar plantas, principalmente o manjericão. O manjericão é colhido e vendido para a Olivo Pizza Factory, o dinheiro é revertido para as ações da ong. Outra atuação importante da ong é em relação do autismo na educação: auxiliaram no livro do Rodrigo Tramonte, um divertido guia de como agir em relação ao espectro. 

8 - Prototipando a Quebrada é um projeto de educação que desenvolve oficinas de robótica livre e audiovisual, promovendo a inclusão de jovens de periferias de Florianópolis no mundo da tecnologia - o projeto nasceu do desejo de compartilhar para somar. O PaQ foi idealizado pelo Jefferson Lima, que nasceu na periferia de São Paulo e afirma que hoje ele está em espaços diferentes como os de Florianópolis devido à educação.

9 - Ribon é um aplicativo que te dá autonomia de fazer uma doação sem gastar dinheiro e sem sair de casa. Maravilhosos, né?! Todos os dias eles compartilhas histórias e nelas você pode coletar os "Ribons", que é a moeda do aplicativo. No próprio aplicativo tem uma aba para doações, em que cada tipo de necessidade básica há um projeto sendo beneficiado e é explicado detalhe por detalhe do mesmo, como também tem uma prestação de contas mensais. Mas como revertem as moedas digitais em reais? Entre as histórias têm patrocínios, é de onde eles recebem em dinheiro, o nosso trabalho é escolher qual entidade irá receber.

10 - Uma História por Dia começou como um Instagram recheado de histórias - uma por dia durante um ano - passando para criadora de conteúdo online sobre hostels e turismo. A Bia saiu do comodismo da vida de carteira assinada para aventurar-se em hostels e utilizar isso como meio de trabalho, hoje em dia ela ajuda na criação de novos hostels, como também auxiliando com dicas de hospedagem. No inicio de 2020 ela realizou o primeiro tour por São Paulo, passando por cinco lugares da Vila Mariana e mostrando um novo olhar sobre o mesmo, junto de um guia. Ela te inspira sair da rotina e viver novas experiências, é das iniciativas que nos orgulhamos de conhecer e compartilhar. 

11 - Vista Livre é a marca que criamos para ser a mantenedora do Projeto Além das Lentes. Através dela vendemos as fotografias que clicamos do projeto, como também as camisetas. A nossa marca é com proposito, além de ajudar o projeto auxilia com um valor simbólico das vendas dos quadros para outros projetos e busca gerar empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade social através das camisetas. Nossas camisetas são um ciclo: fornecedor da camiseta é uma marca social, as artes são criadas a partir das fotos do projeto e a ideia é que as futuras artes sejam criadas pelos nossos alunos, e a embalagem que você recebe elas você pode plantar porque é um papel semente.

14 Fev 2020

11 iniciativas que precisam ser compartilhadas!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp