07/01/2023 às 02:58

Além das Lentes e as Iniciativas

10
2min de leitura
90% dos nossos alunos nunca haviam fotografado com uma câmera profissional. 87% dos nossos alunos não possuem fotografias impressas em casa, e na maioria, não conseguem registrar, mesmo existindo celulares.

O Além das Lentes busca um ciclo sustentável: pensar, agir e assumir a responsabilidade pelas gerações atuais e futuras. Não queremos criar um projeto em cada espaço que vamos, mas unir forças com projetos que já estão atuando lá dentro para que o trabalho seja contínuo após a nossa saída - plantar sementes. Sempre atuamos em parceria com outros projetos e os educadores das iniciativas participam das oficinas também, mas como alunos. A ideia é que eles possam usar a metodologia para continuar as oficinas, ou até mesmo criar novos métodos diferenciados para outros tipos de conteúdos que a iniciativa já trabalha.

Ensinamos, geramos valores e protagonizamos jovens.  
Fotografia por Luiz Johnathan, na comunidade indígena Tarau Paru, em Roraima - 2019. Arquivo Além das Lentes.

O diferencial do Além das Lentes é no entendimento dos espaços, na forma de atuação e metodologia: levamos a fotografia e o cinema como ferramenta inclusiva, mesmo sendo segmentos ainda tão burguês - buscamos a democracia cultural. Impactamos diversos públicos e iniciativas de atuações em espaços de vulnerabilidade sociocultural, principalmente por atuarmos em parceria e com diversos temas. Um exemplo vívido de parceria entre projetos é com a ONG ImageMágica, contrataram os serviços do Além das Lentes para realização de algumas atividades e conseguimos contribuir com a forma de conteúdo que eles atuavam - sendo que poderíamos considerar eles como concorrentes diretos. 

Fotografia por Ângela Reck, durante oficina de fotografia em Biguaçu - SC, 2022. Arquivo Além das Lentes.

Sobre a ImageMágica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que utiliza a fotografia como ferramenta. São 26 anos desenvolvendo projetos socioculturais em instituições públicas, como escolas e hospitais. Desde sua fundação, mais de 470 mil pessoas já foram impactadas.

Fotografia do nosso aluno Guilherme, Campos Novos - SC. Arquivo Além das Lentes.

Através dos recursos financeiros da ImageMágica, conseguimos realizar oficinas do Além das Lentes em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, São José, Chapecó, Palhoça, Biguaçu, Campos Novos, Itá, Seara, Balneário Camboriú, Joinville. Com essa parceria, totalizamos um impacto direto em 172 alunos das onze instituições parceiras de cada cidade: Associação Mulheres do Monte Cristo, Projeto Tecer, ONG Verde Vida, CAPP Altas Habilidades, Prototipando a Quebrada, Nutre Resgate, Projeto de Olho no Futuro, Projeto Recria, EMEB João Henrique Pille e EEB Deolindo Zílio.

Seja um projeto remunerado ou seja um projeto que esteja recebendo o Além das Lentes como voluntários, é importante este contato e união entre iniciativas para que cada vez mais possamos mostrar nossos trabalhos, mas principalmente pensando em como podemos contribuir com isso aos nossos alunos.


Texto por Além das Lentes e revisado por Matheus Levi.

07 Jan 2023

Além das Lentes e as Iniciativas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp