21/12/2022 às 02:36

Perus, São Paulo - SP.

16
3min de leitura

Sobre Perus: é um bairro que está localizado na zona noroeste da cidade de São Paulo e é um bairro que diariamente é transformado pela arte e pela cultura, formando um polo potente com diversos coletivos, festivais, eventos e espaços que buscam ressignificar o território periférico. Através das iniciativas que ali existem e que lutam pela profissionalização de artistas, muitos jovens conseguem entender o que é pertencimento e sustentar suas famílias com arte.

Fotografias de Ângela Reck: Arquivo Além das Lentes.

Com o Plano Diretor Estratégico da São Paulo, moradores e ativistas locais desenharam um museu territorial de caminhos afetivos, turísticos e históricos, denominado Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo'í. Como Raul nos apresentou, é um turismo de resistência e os pontos de visitação do Museu são interligados por trilhas de aprendizagem: Trilha Ditadura Nunca Mais; Trilha de Reapropriação e Ressignificação de Espaços Públicos; Trilha Perus Feira Graffiti; Trilha O Jaraguá é Guarani; Trilha Agroecologia Campo e Cidade MST; Trilha Ferrovia Perus – Pirapora; e a Trilha da Memória Queixada. As visitações são feitas com a equipe da Queixadas: Agência de Desenvolvimento Eco Cultural Turístico.

Fotografias de Isac Ferraz: Arquivo Além das Lentes.

Raul e Márilin conheceram-se na Irlanda. Ângela e Marilin conheceram-se no Brasil. Através dessa conexão maravilhosa, fomos apresentados ao Perus e convidados pelo Raul para participar da ação de revitalização na Rua Margarida Rainha, no dia 10 de dezembro de 2022. Foram vários artistas deixando suas artes e cores pelas casas dos moradores de Perus, aconteceram também interações com as crianças e o encerramento de algumas oficinas profissionalizantes que aconteceram na Queixadas.

Fotografia de Ângela Reck: Arquivo Além das Lentes.

As brincadeiras com as crianças foram realizadas pelo "Brincantes em Ação". Através do Projeto Paisagismo Periférico, montaram uma parede viva, com diversas plantas em sapatos. Os artistas foram selecionados pelo Original Perusferia, fazendo parte do 14° Edição do Encontro de Graffiti Perusferia. Os artistas foram:

Acore, Agu - PR, Amaro, Angel Alfaro - Cuba, Asthma, Bea Corradi, Borgo, Cactum, Carão - PR, Dedoth, Eymarde, Gah 87, Gelin, Gravetos, Guetus, Gutera - RS, Harry Borges, Hood, Leiva, LuiZa, Mauméks, Mauro VeraCidade, Odé, Pardal, Ricardo Farias, Risu41, Sapiens, Shoms, Vitones, Wag e Xyrox.

Fotografias de Ângela Reck: Arquivo Além das Lentes.

Quem representou o Além das Lentes foi a Ângela Reck, ela sempre vai com uma câmera a mais do projeto para backup, e nesta situação, acabou ensinando e emprestando a segunda câmera para o jovem Isac Ferraz, e juntos registraram a ação. A ideia surgiu a partir do interesse de Isac, ele estava empolgado com o celular e adorou a ideia de aprender, tanto que após ao meio dia ele não quis descansar e disse que queria aproveitar ao máximo o equipamento. É muito prazeroso poder conhecer iniciativas maravilhosas e colaborar com os registros, mas é incrível poder gerar oportunidade da realização dos cliques pelo olhar dos próprios moradores do bairro - cumprindo o papel de democratizar acessos.

Fotografias de Ângela Reck: Arquivo Além das Lentes.

Alguns dos resultados fotográficos de Isac Ferraz:

Fotografia de Isac Ferraz: Arquivo Além das Lentes.
Fotografia de Isac Ferraz: Arquivo Além das Lentes.
Fotografia de Isac Ferraz: Arquivo Além das Lentes.
Fotografia de Isac Ferraz: Arquivo Além das Lentes.

Texto por Além das Lentes, revisão de Raul Costa e Matheus Levi.

21 Dez 2022

Perus, São Paulo - SP.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp