Pela primeira vez em sua história, o projeto "Além das Lentes" recebeu financiamento público através do Edital 004/2024/SMCT - PAC 2024. O Projeto de Arte e Cultura de São José (PAC), foi desenvolvido com o objetivo de descentralizar a cultura e ofertar oficinas em diferentes territórios da cidade. Embora o PAC tenha sido lançado em 2021, foi apenas em 2024 que a categoria de audiovisual foi incluída, permitindo que o "Além das Lentes" fosse selecionado para conduzir oficinas com duração de oito meses. Sob a orientação da ministrante Ângela Reck, o "Além das Lentes" ofereceu duas oficinas de audiovisual. Uma delas ocorreu no SESC Comunidade São José, às quartas-feiras, das 19h45 às 21h. A outra foi realizada na Casa da Cultura, localizada no centro histórico de São José, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. Ambas as turmas iniciaram em julho de 2024 e encerraram em dezembro do mesmo ano.

Iniciamos uma jornada pelo mundo do cinema através de atividades dinâmicas entre teoria e prática, onde os educandos foram incentivados a expressar sua visão, memórias e emoções. Sendo assim, as duas turmas receberam a mesma abordagem de conteúdo, mas com profundidades diferentes a partir do desenvolvimento de cada participante. Durante o curso, os temas abordados foram cuidadosamente selecionados para proporcionar uma formação abrangente, partindo do básico e dos territórios. Iniciamos com a fotografia, explorando seus fundamentos e as técnicas essenciais para a captura de imagens, preparando os educandos para entender a base visual do cinema e introduzindo a narrativa. Em seguida, aprofundamos na história e narrativa do cinema, desvendando a evolução da sétima arte e os elementos básicos para contar histórias coesas. A etapa seguinte foi dedicada ao roteiro ilustrado, onde aprenderam a estruturar e apresentar suas narrativas. Por fim, chegamos no desenvolvimento audiovisual, onde os educandos conceberam, produziram e executaram integralmente um material próprio, que teve como ponto alto uma exibição popular.

Na Casa da Cultura, os educandos já possuíam um contato prévio com diversas formas de arte. O principal desafio, nesse contexto, foi canalizar a vasta quantidade de ideias e aprimorar a execução prática dos projetos. A turma se dedicou a transformar suas visões criativas em produções audiovisuais, explorando suas habilidades e conhecimentos artísticos para materializar seus novos projetos, e, até mesmo, o resgate de materiais que estavam parados anteriormente da oficina.

A turma do SESC Comunidade São José demonstrou um desenvolvimento notável e inspirador, do início ao fim. Muitos educandos tiveram seu primeiro contato com as câmeras e equipamentos audiovisuais por meio do projeto. Foi maravilhoso acompanhar o progresso de cada participante, desde a familiarização com as ferramentas até a apresentação individual de seus roteiros para a seleção do projeto final, coisas das quais eles jamais imaginaram desenvolver. A união da turma foi um dos pontos altos, especialmente no dia da gravação. Durante o processo da escrita do roteiro, cada um foi desenvolvendo o seu material, mas havia sempre trocas entre eles, e, quando selecionamos o roteiro de Rudinei para gravar, a turma demonstrou ainda mais senso coletivo e abraçaram o material do colega como se fosse o deles.

Com grande criatividade e dedicação, os educandos do SESC exibiram seu curta-metragem no dia 13 de dezembro de 2024 e foi uma noite de celebração da vivência de todas as etapas. A noite foi marcada por diversas apresentações artísticas, demonstrando a riqueza cultural promovida pelo PAC e pelo SESC Comunidade São José, e os educandos do "Além das Lentes" tiveram a honra de abrir o evento com a apresentação de seu curta-metragem intitulado "M.A.R.I.", cujo roteiro foi de autoria de Rudinei Manoel. A atmosfera era de alegria, encerrando com a chegada do Papai Noel e a distribuição de presentes, que encantou a todos, especialmente as crianças presentes. O evento reforçou, mais uma vez, o papel transformador da arte na promoção da inclusão social e no fortalecimento dos laços comunitários.

A aluna Adriana Manoel, que atuou como produtora do curta, expressou sua emoção e felicidade em participar do projeto:
“Me chamo Adriana Manoel, tenho 40 anos. Eu, meus colegas e a nossa professora Ângela tivemos a oportunidade de abrir o evento com a apresentação do nosso curta metragem M.A.R.I, com o roteiro de Rudinei Manoel, no qual participei como produtora. Fiquei muito feliz e emocionada, não esperava que em tão pouco tempo de curso, poderíamos fazer algo tão incrível para apresentar ao público. Foi uma noite linda e especial. Um evento bem organizado, todas as apresentações foram maravilhosas e ainda teve surpresa com a chegada do Papai Noel com entrega de presentes. Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo trabalho de promoção ao lazer e a cultura tão necessários para a vida em comunidade!

Este projeto, contemplado no Edital 004/2024/SMCT - PAC (Projeto Arte e Cultura por toda São José), contou também com o apoio de Andarilho Das Photos, Raimundo Da Silva Neto, Cristiane Longhi Tortelli e Bar Ilustríssimo, parceiros essenciais para o êxito das oficinas e do evento final. O sucesso do "Além das Lentes" em sua primeira experiência com recursos públicos não apenas descentralizou o acesso à cultura audiovisual, mas também provou o potencial de transformação social da arte em São José.