29/11/2019 às 18:34

Ong Verde Vida - Chapecó

290
3min de leitura

Chapecó faz parte da nossa história, faz parte do nosso início lá em 2013... Através da Kirka conhecemos a Ong Verde Vida e nela que ficamos a maioria do tempo ensinando fotografia e cinema -  nos dividindo entre a Escola de Educação Básica Druziana Sartori e o Projeto Viver, nesses lugares entendemos que estávamos aprendendo enquanto ensinamos, muitas histórias foram reconstruídas. Ali fiquei por um ano e meio com turmas de 15 à 30 alunos - sempre começava com o número mínimo e depois faltava vaga, sendo que as turmas eram trocadas a cada semestre. Lembro como se fosse hoje eu subindo todas as quartas uma pequena ladeira com várias câmeras em uma bolsa e em outra um notebook - teve até uma situação inicial: um senhor estava descendo em uma moto e do nada ele mudou a pista e me agarrou, fiquei imóvel até que consegui chutar ele - meus alunos viram lá do fundo e vieram correndo ao meu encontro, depois daquele dia eles vinham me encontrar todos os dias, inclusive na chuva. Essa foi uma das muitas emoções que passamos juntos, inclusive das cocas que eu pagava no final da aula e chegava atrasada na universidade - nessa época durante o dia eu dava aula, a noite ia para universidade e de quinta a domingo ia ainda fotografar em baladas.

Depois que saí da Kirka o projeto ficou parado por um ano, e então voltou na ativa com as atividades no ano depois que fui morar em Florianópolis. Foi na ilha da magia que entendi o meu propósito e em São Paulo que decidi viajar pelo Brasil. Após todas essas mudanças, em 2019 que voltei para a Ong Verde Vida com o nosso Workshop do Saber - depois de seis estados voltei para as nossas origens - mesmo que por um dia. Chapecó é uma cidade do oeste de Santa Catarina, estado esse bem desenvolvido pelo olhar de quem mora fora e confirmado no retorno de quem viaja - Santa Catarina é completa: tem turismo, emprego, terra boa para plantio e muita natureza. Chapecó tem 166.066 habitantes, empresas grandes que geram muitos empregos como a Aurora Alimentos e a BRF, mas infelizmente ficou conhecida após a tragédia com o time de futebol. 

Ali, na Ong Verde Vida, eu pude ver jovens com o desejo de vidas regadas a realizações, construídas por eles e muitas vezes somente por eles - mostrando suas barreiras, mas acima de tudo a força de vontade de mudar aquela realidade que está do nosso lado como sociedade e muitas vezes fechamos nossos olhos por achar que é o estado e a cidade perfeita. Com a atividade de apresentação que tenho no caderno criativo eu pude notar a diferença cultural dos estados que já passei através dos desenhos, cada um com sua singularidade. Eu consegui ver o que sempre vinha cegando os meus olhos, em como crescemos nesse estado tão lindo e pensando em como precisamos crescer antes do tempo, trabalhar para sobreviver, conquistar bens materiais que muitas vezes não vamos saber como usar eles e então em uma possível aposentadoria para começar a viver.

No Workshop do nosso retorno os alunos fizeram muitas perguntas sobre as culturas que estavam conhecendo no dia - não pude deixar de notar a sensibilidade do olhar deles assistindo toda aquela mudança de perspectiva e as perguntas vinham em seguida: como fazia com o banho, alimentação, condições e sonhos. Foram duas turmas bem falantes e isso é ótimo, liberdade de expressão. Sempre fui daquelas alunas que odiava aulas tediosas em que somente o professor falava, acho que como lido com os meus alunos pode ser reflexo daquele tempo - precisamos avançar conforme o nosso tempo, principalmente na educação. Já recebi convite para voltar e pode ter a certeza que estarei imensamente orgulhosa em voltar ao menos uma vez por ano.

Falando em evolução, fiquei muito feliz em saber que aqueles projetos tímidos da Ong estão sendo potencializados com outras parcerias e que atualmente eles conseguem sobreviver basicamente da própria renda dos reciclados. A Ong Verde Vida é um exemplo de projeto que deve ser seguido - de um lado do projeto é um centro de reciclagem e compostagem, em que muitos dos empregados são moradores do bairro e pais dos alunos que complementam seus estudos nas salas ao lado - aulas de hip hop, capoeira, informática, português, etc. 

Fotos clicadas pelos alunos no workshop, 2019:

29 Nov 2019

Ong Verde Vida - Chapecó

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp