10/01/2020 às 16:29

Existe e Resiste: São Paulo

186
4min de leitura

"Estou indo para São Paulo descobrir se realmente existe amor por lá", foi a frase que coloquei na foto compartilhada no meu story no dia 17 de outubro de 2018. Fui convidada pelo Rodolfo da Worldpackers para apresentar o meu episódio da Amazônia no escritório deles e trocar experiências pela plataforma. Essa seria a primeira vez que estaria viajando com o meu projeto e trocando vídeos por pouso, mas sempre tive um pé em São Paulo - quando eu morava em Chapecó uma empresa de Joaçaba me chamava para acompanhar turmas de formandos em suas viagens turísticas, minha função era fotografar eles na frente dos locais que estivessem - tenho dois amigos até hoje dessas viagens. 

Cheguei no Ô de Casa Hostel, ali eu pude sentir a minha mente expandir para o Brasil todo, quiçá o mundo - já que o hostel recebe muitos gringos. Dez minutos que eu estava sentada na sala de convivência pude fazer coisas que demorei por três anos em Florianópolis, ali naquela sala que eu decidi que eu precisava viajar o Brasil, conhecer nossa cultura e falar com mais precisão sobre ela - foi assim que a minha vida passou realmente a ser vivida. 

Inicialmente eu havia decidido que eu iria viajar um mês e outros dois eu ficaria em Santa Catarina trabalhando para sustentar tudo isso, porém logo percebi que não daria certo e então resolvi doar a maioria das minhas coisas, colocar as outras em um plástico embaladas à vácuo e o restante nas minhas mochilas. Quando tudo organizado, voltei para São Paulo - mais uma vez para o Ô de Casa - fiquei por quase um mês trocando vídeos por pouso. Com treze quilos na mochila dos equipamentos e mais dois quilos nas de roupas eu segui. Para o próximo destino eu peguei um BlaBlaCar até Goiás, de lá outro para Brasília e ali que eu dormi em um banheiro público, história contada OPERAÇÃO ACOLHIDA - RORAIMA.

Depois de passar com o projeto por Roraima, Amazonas, Santa Catarina e Paraná, em setembro de 2019 voltei então para São Paulo para dar as oficinas de fotografia e cinema na Vila Prudente - dessa vez em outro hostel pela Worldpackers, no Nosso Recanto SP. Optei por esse hostel por ser mais na área central, mais fácil acesso ao metrô e por ser mais calmo, já que o público do local é de estudantes para concurso. Em Roraima eu tive o apoio do Luiz e nessa viagem a Natieli foi como auxiliar de professora, ela também trocou trabalho por pouso nesse hostel e nas nossas folgas fomos para a Arca do Saber.

Meu amigo Gabriel havia me indicado a Arca do Saber, a Arca é um espaço criativo de estudo no contra turno escolar, com aulas de capoeira e dança, como também cursos para entrar no mercado de trabalho - eles vivem de patrocínio de empresas e da produção de costura que tem no próprio espaço. Lá houve dificuldade de iniciar porque estava tendo muitas batidas da polícia, e quando iniciou eu tive a barreira dos alunos porque fui escalada no lugar da "educação física" - tudo era um desafio, e isso foi incrível no final das contas. 

Os desenhos, as escritas, os resultados de cada lugar que passamos foi muito diferente e cada um com a sua singularidade, sempre há muita criatividade e interações das suas formas. No último dia das aulas uma das nossas alunas me falou: "que bom que vocês vieram aqui, e o melhor é que nós aproveitamos muito", essa aluna que muitas vezes era uma das que mais reclamava por não estar na área social jogando bola. Como dizem, "A persistência é o caminho do êxito".

Resultado dos alunos/aulas:

Poderia aqui ser aqui mais um texto com a pretensão de despedida na ilusão de um até mais, mas São Paulo me têm. É uma ilusão real, eu nunca consigo ir embora sem pensar nas coisas que eu vou fazer na volta. Havia voltado para Santa Catarina quando recebi uma chamada do Sebrae, havia ganhado um curso de uma semana, logo ia ficar esse tempo na casa do meu amigo Vitor - voltei e de uma semana acabei ficando por dois meses, logo novamente fui no Ô de Casa Hostel. Fiz tanta coisa, então um resumo: foram 06 cursos com conteúdos direcionados para o projeto, fotografei 07 eventos - em que um deles minhas alunas foram comigo para Paraisópolis, vários passeios em locais com gratuidade, quatro raras idas na academia e perdi as contas de quantas vezes fui na Avenida Paulista... Trabalhando por pouso dessa vez foi no bar: foram muitos lanches feitos, algumas caipirinhas e apenas uma receita de bolo errada - eu lidando com comida é um milagre - 5 doses de jambu ingeridas e algumas taças de vinho para ajudar nas narrativas fotográficas. Pessoas e risos a gente não conta, a gente registra, obrigada por todo carinho ❤

10 Jan 2020

Existe e Resiste: São Paulo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp